O que traz a insegurança para com os alossexuais?

Olá, tudo bem?

Ultilizei por volta de seis meses a plataforma da Comunidade Assexual para integrar e interagir com as pessoas, as pautas debatidas  e os problemas que cercam a nós assexuais. Percebi que hão diversos medos e inseguranças quanto à se relacionar, de modo romântico, com um alossexual, por exemplo. Esse medo cerca boa parte da comunidade, o que é desanimador quando se tem uma análise do porquê.
Assexuais são ainda vistos por muitos desinformados como pessoas que não gostam de ninguém, introvertidas, quietas, com um ar de depressão. Esse pré-julgamento é engraçado, pois há quem seja arromântico, e pelo que sei, são totalmente o oposto disso tudo. Todos, até agora, que conheci foram amigáveis. Essa construção de quem não faz sexo é infeliz, não é convicta, pois felicidade é algo relativo e essa ideia de sexo ser a melhor coisa do mundo vem junto com contrato social e sexualização presente na nossa cultura.
Por outro lado, às vezes, personificamos esse
julgamento alheio e tratamos como realidade. É um erro por consequência, pois torna a ser insegurança de ser solitário no romance. Já vi inúmeras vezes na própria comunidade relatos dos usuários não querendo expor seus sentimentos para quem gostavam por medo de serem rejeitado pelo desinteresse em sexo, com a percepção que relacionamento significa ter a prática do sexo em algum momento.
Perdôo, pois somos doutrinados a pensar assim. Um exemplo disso era quando estava na escola, com oito anos de idade, e a professora dizia para sala toda que namoro só é real quando acontecia algo adulto. Ou seja, o que consolida qualquer relação é o ato-sexo. Entretanto, precisamos amadurecer e entender que essa lógica não nos representa. Termos coragem para falar, com quem quer que seja, sobre nossos sentimentos e quem nós somos, não só para uma situação de declaração romântica.
Namorar um alossexual ou um assexual não é o bicho de sete cabeças, só é uma característica da pessoa de inúmeras. Seria uma relação como qualquer outra, pautada em conversa e fazer coisas que ambos gostem, entendem? Existem pessoas que respeitam os outros e conseguem assim ter um vínculo. Vamos ter um pouco de calma e saber que o não já é uma certeza; o sim é uma probabilidade.

É isso minha gente,
Até mais
(^^)

Deixe um comentário