Representatividade

Olá, quanto tempo, não?

Nesse último mês várias coisas me ocorreram, da responsabilidade de estar no último ano do ensino médio e, também, do fato de não me senti inserida. Por conta disso, veio certo desespero, a procura pelo conforto dentro da comunidade.

Comecei pesquisando pelo básico: representatividade.

Percebi algo falho dentro do áudio visual: adaptações de livros, em que há personagens assexuais, quando passam para a série, produtores não tem interesse em fazer tal personagem assexual. Ou personagens claramente assexuais, esporadicamente, de um episódio para outro, são OS allossexuais.  Como ocorre com as séries Archie e Sherlock Holmes.

Porém, percebi que há um pouco de esperança. Essa nova remeça de desenhos e animes trazem com si a ideia do amadurecimento e questionamentos para as crianças, tratando além das fases presentes em uma vida, seus problemas e crises presentes nas transições de cada etapa, retrata as sexualidades, orientações sexuais, questões sobre gênero.

ametista---steven-universe-59ecc9b735ce3-estampa-301-680x969

Ametista, personagem do Steven Universe.

Tem um desenho, chamado Steven Universe, que se encaixa exatamente nessa nova tendência de desenhos, tendo uma das suas personagens que representa os assexuais.

 

Ela se chama Ametista, com suas paletas de cores inspirada na bandeira dos assexuais.

Durante as temporadas, há certo amadurecer e aceitação dela, semelhante com uma jornada de uma pessoa que é assexual. No início, esta personagem era totalmente insegura por não ser como as outras, ao decorrer da série, ela não liga para esses padrões e é feliz, sem medo. Fazendo-me emocionar e querer ser como ela.

Se tivéssemos mais representatividade à jornada seria menos penosa e solitária. Também, representatividade serve para representar o que é a realidade, sabendo que 70 milhões de pessoas no mundo são assexuais, como não colocaram algum personagem assexual em uma novela? Ou em alguma série? O que gera a conclusão que essas expressões visuais querem impor as normas em representações cotidianas, sendo um ato de opressão.

 

Para quem quiser assistir Steven Universe pode clicar aqui. Também, no meio de toda essa pesquisa encontrei a Comunidade Assexual, quem quiser pode me adicionar lá, meu nick é anokaaaaa.

Muito obrigada por ler, espero ter agregado algo :3.

Até a próxima (^^)

Um comentário sobre “Representatividade

Deixe um comentário